o que dizer para alguém que perdeu quem ama?
No velório da Mi, muita gente tentou encontrar alguma coisa para dizer.
Vieram os abraços, os “sinto muito”, as mãos no meu ombro. Vieram também frases que provavelmente nasceram de uma boa intenção, mas chegaram a um lugar onde não havia espaço para elas.
Uma pessoa me olhou e disse:
— Você é jovem, bonito, vai arrumar alguém bem rápido.
Eu não entendi. Ainda estava diante do corpo dela. Como alguém já conseguia imaginar outra vida para mim?
Mais tarde, perto do enterro, alguém disse que ela não estava mais ali, que aquilo era apenas o corpo. Eu ouvi. Não entrou. Poucos minutos antes, eu tinha segurado a mão dela e ajeitado o colar que estava fora do lugar.
Talvez exista uma ansiedade diante da dor do outro. A gente olha para alguém sofrendo e quer fazer alguma coisa. Quer consertar. Quer oferecer uma frase que abra uma porta, uma explicação, uma esperança, algum lugar para onde aquela pessoa possa correr.
Só que, às vezes, não há para onde correr.
Eu me lembro também do Matheus chegando ao velório. Ele me abraçou forte e, por um momento, não disse nada. Depois me olhou:
— Não deu tempo, né?
Não deu.
Era pouco. E era tudo.
Não havia tentativa de melhorar o que estava acontecendo. Não havia futuro nem teoria sobre a morte. Havia alguém reconhecendo comigo que uma coisa terrível tinha acontecido.
Anos depois, quando penso no que me ajudou, lembro menos das frases e mais dos gestos. Durante a doença, eram potes de comida aparecendo na geladeira, gente que buscava as crianças, uma mensagem no horário certo, uma flor, um bolo, alguém chegando sem fazer barulho.
Talvez essa seja uma das coisas mais difíceis de aprender: presença não é resposta.
Estar ao lado de alguém não exige saber o que dizer. Às vezes exige justamente suportar não saber.
Eu também já estive do outro lado. Já procurei palavras para pessoas que estavam sofrendo. A vontade de ajudar continua existindo, mas hoje desconfio um pouco mais das frases que tentam organizar a experiência do outro.
“Você precisa ser forte.”
“Tudo acontece por uma razão.”
“Pelo menos...”
O “pelo menos” costuma chegar cedo demais.
Pelo menos ela não sofreu. Pelo menos vocês tiveram tempo. Pelo menos você tem seus filhos. Pelo menos viveu uma história bonita.
Tudo isso pode até conter alguma verdade. Mas existe um momento em que a verdade não consola. Apenas tenta deslocar a dor para um lugar que a pessoa ainda não consegue alcançar.
Quando alguém está de luto, talvez a pergunta não seja “o que eu digo?”.
Talvez seja: como eu fico?
Fico quando a conversa é estranha? Quando não há novidade? Depois que o enterro passou, as flores murcharam e todo mundo voltou para a própria rotina? Fico quando a pessoa repete a mesma história pela décima vez? Quando não quer conversar? Quando só quer alguém tomando um café enquanto a roupa gira na máquina?
Durante muito tempo, senti falta dos amigos de antes. Também reconheço que eu me afastei. Não sabia pedir ajuda. Talvez nem soubesse exatamente do que precisava.
Um dia, escrevi para alguns deles. Disse que a morte e o luto não obedeciam ao calendário como talvez parecesse de fora. Disse que eu também tinha sumido, mas que eles tinham sumido. E que nunca tinha precisado tanto deles.
O que eu queria era bastante simples: alguém por perto. Uma conversa que não precisasse resolver nada. Um café. Uma presença enquanto eu lavava a louça.
Hoje, quando alguém me pergunta o que dizer para uma pessoa que perdeu quem ama, continuo sem uma frase pronta.
Talvez porque tenha aprendido que algumas das melhores respostas não são frases.
Às vezes são potes na geladeira. Uma mão no ombro. Uma cadeira ocupada ao nosso lado.
Ou alguém que não diz nada.
E fica.